Oficina Livretos Artesanais e Reciclagem Criativa



Ministrante: Tiago Imme e Cláudia Vetter

Resumo:
A proposta da oficina é montarmos, juntos, livretos feitos com reaproveitamento de materiais do dia a dia (caixas de papelão, embalagens de papel, papel de pão [limpo], revistas velhas [ou não], pedaços de tecido, etc. e técnicas simples de encadernação, com agulha e linha de algodão.

Metodologia:
A oficina é estruturada da seguinte maneira:

Em um primeiro momento, nos apresentamos e mostramos aos participantes o que será feito na oficina. Mostramos alguns exemplos de livretos que fizemos e passamos brevemente o que será feito, de forma geral.

Então, mãos à obra! Distribuímos aos participantes o material pré-cortado (por questões de praticidade e de equipamentos adequados para todos os participantes, levamos parte dos materiais já cortados: duas partes de papelão grosso, que serão a base da capa e contracapa; um pedaço de papel kraft (ou papel de pão, ou similar), que será utilizado como revestimento).

Os participantes, então, escolhem os materiais que utilizarão para fazer o revestimento da capa (parte externa) e da parte interna (folha de rosto). Essa parte é altamente customizável, então abusamos de retalhos de tecidos, papeis de carta e papeis criativos, colagens, etc.. Feita a escolha, colamos o revestimento externo no papel kraft, e em seguida, colamos as capas no outro lado do papel kraft. Então fazemos as dobras internas e colagens, para o devido acabamento, e em seguida colamos uma fita para marcação de página e a folha de rosto para “esconder” a parte externa colada pra dentro, além de fechar o acabamento dessa parte do processo.

Terminada a capa, partimos ao miolo. Cortamos ao meio folhas de papel tamanho A4 e dobramos os papeis ao meio, fazendo assim um miolo/caderno para ser costurado junto à nossa capa. Essa parte do miolo também é bastante personalizável, com pedaços de revistas, colagens, papeis criativos, etc..

Por fim, colocamos linha na agulha e fazemos a costura do caderno, com técnicas simples de encadernação, finalizando nosso produto.

Sobre os ministrantes:
Tiago Imme e Cláudia Vetter: ele trabalha com design gráfico e ela escreve poesia. Da nossa vontade de publicar nossas artes de forma independente, surgiram nossos estudos em encadernação manual, artesanal e criativa.

Quando: sábado, 20/05/2017, das 14:00 às 16:00
Local: Sala Cassandra – Museu da Escola Catarinense (MESC)
Duração: 02 horas
Público-alvo: Adultos e crianças de 08 a 100 anos.
Vagas: 10
Investimento: R$30,00

Inscrições encerradas.