Oficina de Jogos de Tabuleiro

Ministrantes: Aline Maciel, Sig Schaitel, Juliana Shiraiwa e Miguel Etges

Resumo:
Nesta oficina as crianças irão confeccionar um jogo de tabuleiro e respectivas peças e também participar de uma rodada do jogo de tabuleiro Noitescura, que será lançado na Parquinho.

Metodologia:
O objetivo da oficina é confeccionar junto com as crianças alguns jogos de tabuleiro e, na sequência, jogar o Noitescura. Para isso, ofereceremos algumas opções de jogos clássicos: damas, jogo da velha e batalha naval. As crianças escolherão um modelo de jogo após uma breve explicação sobre cada um (para quem não souber como são) e serão dados os materiais para confeccionar as peças dos jogos e o tabuleiro. Utilizaremos papel colorido, stencil, giz de cera, lápis de cor, e.v.a, cola, fita adesiva e tesoura. As crianças também poderão confeccionar as peças do jogo ou decorar seu tabuleiro com carimbos.

A oficina acontecerá em duas etapas:

1ª etapa:
As crianças irão confeccionar seu próprio jogo de tabuleiro.
O Jogo da Velha e o Jogo de Damas serão confeccionados com papel, giz de cera e carimbos. No papel, as crianças farão o tabuleiro e com os carimbos criarão as peças para jogar. O jogo Batalha Naval será confeccionado com papel e stencil de embarcações. As crianças receberão o tabuleiro quadriculado pronto, com as letras e os números e irão confeccionar as embarcações.

Todas as crianças que participarem levarão para casa o jogo que confeccionaram.

2ª etapa:
Conforme forem terminando suas produções, poderão jogar o Noitescura.

A criança pode optar por apenas jogar o Noitescura também, caso não queria confeccionar o jogo, ou confeccionar seu jogo.


Sobre os jogos:

Batalha Naval
Batalha Naval é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em quais quadrados estão os navios do oponente. Água ou Fogo? Quem será que irá acertar e afundar todos os navios do oponente?

Jogo da Velha
O tabuleiro é uma matriz de 3 linhas por 3 colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada, geralmente um circulo ou um xis. Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. O objetivo é conseguir 3 círculos ou 3 xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal. Quando acontece um empate costumamos chamar de “velha”.

Jogo de Damas
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir “comer” todas as peças do inimigo ganha a partida.


Sobre o Noitescura:

Noitescura
É no escuro da noite que os medos e os monstros aparecem!
Noitescura é um jogo de percurso que transporta os jogadores noite adentro, atravessando a fantástica galeria dos monstros, mitos, seres imaginários, crendices, superstições e lendas da cultura popular brasileira. Entrando pela boca da noite vamos percorrer um longo caminho, transpondo florestas, rios, pântanos, cemitérios, encruzilhadas e cenários assombrosos. E enquanto avançamos, enfrentaremos monstros perigosos e seres encantados. Mas nada de pânico: com um pouco de coragem e sorte chegaremos todos a salvo ao raiar do dia. Que rolem os dados. A travessia vai começar!

 

Sobre os ministrantes:
Aline Maciel é contadora de histórias da Cia Mafagafos, musicista e escritora. Mestre em Letras-Inglês pela UFSC. Atua na área das artes cênicas e música desde 2005.

Sig Schaitel é integrante da Cia Mafagafos, produtor cultural, músico, compositor e escritor. Bacharel em Letras-Inglês pela UFSC.

Juliana Shiraiwa é designer gráfica na Monte Branco Produções e professora no curso de design da Faculdade Energia de Administração e Negócios [FEAN].

Miguel Etges é designer gráfico na Monte Branco Produções e Evo.q Branding, além de ciclista e gravurista.

 

Quando: domingo, 21/05/2017, das 14:00 às 17:00
Local: Espaço Aldo Nunes, Oficina II – Museu da Escola Catarinense (MESC)
Duração: 03 horas (No total. A oficina dura menos tempo)
Público-alvo: crianças a partir de 05 anos
Vagas: 06 (ao mesmo tempo)
Investimento: R$5,00

Inscrições encerradas.