Oficina de Bordado Livre – Módulo I



Resumo:
Este é o minicurso de bordado livre para iniciantes do Clube do Bordado. Nele são ensinados 04 diferentes pontos para contorno e preenchimento, suficientes para criar inúmeros bordados diferentes, além de técnicas para arremate, acabamento, processos e familiarização com materiais específicos e indicação de fornecedores.

Metodologia:
Esta oficina busca a integração, criação conjunta e descobertas entre alunos e professores durante a aprendizado e o ato de bordar uma ilustração criada pelo Clube do Bordado com a temática do feminino. Serão ensinados diferentes pontos do bordado livre (ponto haste, atrás, cheio e nó francês), com instrução de acabamentos e macetes para bordar uma ilustração exclusiva em bastidor de moldura. O aprendizado da técnica possibilita criar desenhos e texturas em trabalhos únicos, de acordo com as cores e pontos usados. O projeto será executado ao longo de 03 horas, monitorado por uma professora do Clube do Bordado, com intervalo de 15 minutos no meio da oficina. O kit de materiais será fornecido pelo Clube e já está incluso no valor da inscrição.

Kit de materiais: 3 linhas de meada 100% algodão, 1 agulha de costura n.7, 1 corte de algodão cru, 1 bastidor moldura de borracha, folha de papel carbono preto (próprio para tecido ou para papel), 1 cartão postal do Clube do Bordado.

Material de apoio emprestado pelo Clube do bordado durante a aula: lápis, tesoura com ponta fina, borracha, fita crepe.

Sobre o ministrante:
O Clube do Bordado é um coletivo que desde 2013 busca fomentar a cultura do bordado entre atuantes e simpatizantes do feito à mão. O coletivo é formado por seis sócias-bordadeiras – Vanessa Israel, Laís Souza, Amanda Zacarkim, Renata Dania, Camila Gomes Lopes e Marina Dini – que criam ilustrações e bordados contemporâneos, promovem encontros abertos e dão cursos e oficinas pelo Brasil e pela Europa. Utilizam-se da técnica sobre a tela para fazer desenhos com linha que exploram temas diversos com a delicadeza da agulha. Além dos produtos diretamente relacionados ao bordado, desenvolvemos ações de conteúdo que resgatam o feito à mão com uma base de atuação online, usando as redes sociais como principal plataforma para ampliação do conhecimento e troca de saberes, abrindo um caminho de educação e empoderamento para além da técnica do bordado.

Dia/hora: sábado, 20/05/2017, das 09:30 às 12:30
Local: Sala Cassandra – Museu da Escola Cararinense (MESC)
Duração: 03 horas
Público-alvo: a partir de 10 anos de idade.
Vagas: 10
Investimento: R$250,00

Saiba mais

Inscrições encerradas.